Liderar na crise? Descubra o que poucos contam sobre crescer assim

Saiba como é possível liderar na crise, driblando as adversidades e aproveitando as oportunidades

Quais são os segredos das empresas e executivos que conseguem driblar a crise (e liderar na crise)? E mais: como conseguir crescer em momentos como esse? A seguir reunimos dicas e curiosidades para você se informar. Tema importante ao traçar o planejamento estratégico do que está por vir.

Liderar na crise? E agora?

O primeiro ponto é: lidere estrategicamente! Acelere a adaptação da sua organização para resistir a crises e permanecer relevante em todos os momentos. Quando nos confrontamos com uma crise, somos forçados a pensar “fora da caixa”. Seja em crise tecnológica, financeira, natural e etc. Tem crise? Então precisamos driblar.

As crises exigem que os líderes preparem um plano de resposta a emergências e o adaptem à medida que novas evidências e fatores se apresentam. Lidar com o imprevisto e com cenários que mudam a cada instante exige dos líderes prontidão para a adaptação e a mudança.

Aqui no blog nós já falamos sobre Estratégias Camelo, vocês se lembram? Ali temos pontos fundamentais sobre Organizações Resilientes que estão prontas para crises e mudanças.

Dicas para Liderar na Crise

  • Informe-se! Você precisa estar antenado e preparado para o que está chegando. Principalmente sobre situações econômicas que estejam relacionadas com a sua área de atuação.
  • Domine suas habilidades (Soft Skills e Hard Skills)! Soft são mais voltadas a habilidades e características subjetivas, ligadas à personalidade do indivíduo (emoção, ansiedade, autocontrole e etc). E Hard são as competências relacionadas aos conhecimentos técnicos e de execução do seu dia a dia.
  • Promova uma liderança resiliente! Aquela que consegue ser resistente, flexível e forte.
  • Promova uma liderança com o olhar para as pessoas! O seu time precisa “jogar” por você, entendendo o propósito e alcançando os melhores resultados.
  • Promova uma liderança inovadora! Aquela que incentiva ideias e ações de inovação. Não precisa ser algo relacionado à tecnologia. O fato inovador pode estar presente no dia a dia e nos pequenos detalhes.
  • E a crise chegou como? Se precisar, reinvente-se! Entenda quais são as dificuldades do cliente. Use dados e números para tomar as principais decisões. Gerencie a cultura e a liderança da sua organização. Com esse conjunto, a crise será driblada e a sua empresa seguirá prosperando.

Liderar na Crise é arregaçar as mangas e não se acomodar. Busque informação, multiplique suas habilidades, busque resiliência, tenha empatia, inove e reinvente-se. O que não pode é ficar parado e apenas observar a crise se multiplicar.

Você liderando na crise!

Mas e com você? Como você tem lidado com a crise? Deixamos o espaço aberto para comentários. Compartilhe o artigo com seus amigos. E participe nos contando quais foram as suas estratégias para driblar a crise. A equipe Lumit, associada à Fundação Dom Cabral, também fica à disposição para te atender com as melhores soluções no desenvolvimento de executivos e organizações. Potencialize a sua gestão! Conheça o Programa Organizações Resilientes para saber mais.

Lembrando que a sua participação, inclusive, pode virar tema dos nossos próximos conteúdos publicados aqui neste canal. Ouvir diferentes realidades e visões sobre a crise é fundamental para crescermos diante das adversidades que são apresentadas.

E, por fim, vale o reforço: a sua melhor resposta para a crise é estar preparado para encará-la de frente.

Até a próxima.

Equipe Lumit.

JORNADA DO CRESCIMENTO

Encontre apoio e método para lidar com as dores do crescimento.

Veja também