O que poucos têm coragem de dizer sobre a empresa da sua família

Ouvir a verdade te assusta? Ou você está aberto para receber diferentes visões? Reunimos dicas para longevidade da sua empresa

=====================================

Ele era o líder número 1 de uma grande empresa – Família Empresária. Estava almoçando em confraternização com os seus funcionários. E sorria sem parar como forma de agradecimento a todos pelos resultados alcançados. Ao final da confraternização, recebeu um cochicho do garçom do restaurante que não sabia qual era o seu cargo na empresa. “Só pra dar um toque, porque o seu dente está sujo de alface”.

O líder da Família Empresária então se questionou: “Por que será que ninguém do meu time teve coragem de me dar um aviso tão simples como esse? Eu não percebi o alface. Será que não estou aberto a receber comentários? Será que o meu time tem receio de me passar uma orientação?”

A introdução vem para ilustrar um cenário amplo que é representado em diversas empresas. O cenário do líder solitário e de poucos conselheiros. Que muitas vezes acha que consegue solucionar todos os problemas “sozinho”, afinal foi ele quem construiu aquela empresa e ele sabe o que é melhor para ela. Ele saberá instruir os filhos para a sua sucessão. 

“E ai de quem falar que ele está errado”. 

Alguém teria coragem de dizer que o seu dente está sujo? 

De olho nos números

De acordo com números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), mesmo antes da pandemia, quase 80% das empresas brasileiras não sobrevivem até completar uma década de atividades. Menos de 10 anos e pronto: falência e portas fechadas.

Mais números: de acordo com pesquisa do Sebrae, 2 a cada 3 famílias empresárias não chegam à segunda geração. Ou seja, os filhos não conseguem manter o legado criado pelos pais. 

Mas como alcançar o sucesso e a longevidade na minha empresa?

Como fazer a gestão e a governança funcionar na Família Empresária? São os desafios para profissionalizar a gestão, saber como conciliar família e negócio, saber como construir um legado, entre outras tantas questões. 

Dicas com soluções em Antes e Depois

“Depois de 16 anos atendendo empresas familiares, afirmo categoricamente de que herdeiros devem trabalhar de 2 a 5 anos em empresas de mercado para depois virem para o negócio da família, se forem destaque. Na minha opinião, é uma excelente prática, ouso dizer, obrigatória para quem quer evitar ou diminuir problemas. Eu tenho o caso de uma sucessora que é muito competente, tem os valores, tem sangue nos olhos, mas nunca trabalhou fora da empresa da família. Ela me afirma categoricamente que não sabe se é VP por ser filha ou pela competência. Essa sensação é horrível”, explicou Fábio Guarnieri, CEO e Founder da Lumit.

Separamos em antes e depois de uma reflexão profissional e embasada sobre o legado da sua empresa familiar: 

 

  • Antes: divergências familiares, falhas de comunicação e ausência de regras claras; falta de profissionalização; insegurança sobre como manter os valores essenciais da organização a longo prazo, em cenários que exigem inovação, reinvenção e adaptação; resistência a novas ideias.

 

  • Depois: gestão de portfólio de investimentos; gestão de risco nas políticas de financiamentos; avaliação da alavancagem financeira e operacional; governança corporativa e familiar; preparação de futuras gerações; coesão familiar; protocolos familiares; acordo de acionistas; planejamento sucessório (sucessão); agenda ESG; Legado; preparação para Conselho de Administração; preparação do Conselho de Família; entre outros pontos. 

Aqui destacamos dois trechos de posts sobre Famílias Empresárias: Legado ou Bomba Relógio Parte 1 e Legado ou Bomba Relógio Parte 2.

Mas e no caso da empresa da sua família? Quem vai dizer que o seu dente está sujo? 

Dica final!

Sua empresa e a sua família merecem vivenciar as jornadas Lumit com um dos maiores especialistas em Family Business do mercado. 

A Jornada da Família Empresária é uma das soluções que a Lumit oferece em parceria com a Fundação Dom Cabral, a FDC. Nesta jornada, o objetivo é garantir a longevidade das organizações, preservar o patrimônio e também as relações familiares. Nos modelos Família Empresária e Jornada da Longevidade. 

Até a próxima!

Equipe Lumit

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO – PDG

Você tem medo de ser engolido pelo mercado e estagnar sua carreira? Quem faz o PDG não tem.

Veja também

Gestão de Crises: Preparando-se para o Inesperado no Ambiente de Negócios

Nem só de marés calmas se faz um marinheiro. Na verdade, são as águas turbulentas e a forma como lida com elas que definem o sucesso de sua jornada. E tratando de um mundo empresarial que nunca dorme, inserido no atual cenário no qual vivemos, de globalização e intenso desenvolvimento tecnológico, a mudança é uma constante do dia a dia corporativo, frequentemente aparecendo na forma de crises e gerando essas turbulências.

Leia mais »