Cultura de Gestão: 5 dicas para implementar na sua empresa

Você está enxergando o quê, hein? Ao olhar para frente, consegue visualizar um planejamento estratégico robusto e eficaz? Seguimos falando sobre planejamento para carreira e negócios por aqui. Neste artigo o tema é Cultura de Gestão. Temos dicas importantes para que você possa implementar na sua empresa e na sua carreira a partir de hoje.

O principal objetivo é alcançar uma nova Cultura de Gestão. Bem diferente de clima organizacional ou cultura organizacional, ok?

A Cultura de Gestão passa pelo dia a dia à frente de uma empresa com seus questionamentos, decisões e transformações. Com metodologia ágil, é possível definir um conjunto de estratégias que têm como objetivo o crescimento da empresa e a melhoria dos seus processos. Focando principalmente em Pessoas, Estrutura e Finanças.

Se você está desenhando o planejamento estratégico da sua empresa para 2023, vale a pena também dar um pulinho aqui – em post que mostra quando devemos começar.

Mas, sem mais introduções, vamos para as dicas? São cinco!

5 dicas de Cultura de Gestão

1: Processos enxutos: É hora de simplificar. O simples, com efetividade, fará a diferença para a sua empresa. Pode anotar. Os processos precisam ser claros, objetivos e simples.

2: Agilidade: É preciso alcançarmos uma tomada de decisão ágil. Com a velocidade das mudanças e transformações, você não pode ficar parado esperando um e-mail específico para tomar determinada decisão. Ágil para fazer e, se preciso, ágil para corrigir o que foi feito.

3: Melhorias contínuas: Aqui falamos sobre a rotina produtiva, aquela que otimiza o tempo de todos no time. É preciso utilizar a metodologia certa para alcançar melhorias contínuas em todo o processo, impactando positivamente no dia a dia da equipe.

4: Prioridade: No singular mesmo. Sem listar 10 prioridades complexas e amplas. Aqui estamos falando daquela prioridade número 1 que precisa estar em pauta e ganhar sequência.

5: Inovação: Por fim, temos a dica do estímulo à inovação. É preciso inovar também nas áreas mais simples. E não simplesmente em áreas voltadas para a tecnologia. Uma inovação para ganhar tempo na rotina da sua equipe precisa ser comemorada e incentivada.

Reflexões finais da Cultura de Gestão

Na busca pela nova Cultura de Gestão, é hora de simplificar (1 Processos enxutos), ser ágil (2 Agilidade), buscar uma metodologia com melhorias contínuas (3 Melhorias contínuas), priorizar sem ir para o plural (4 Prioridade) e estimular o time para transformações (5 Inovação).

Lembre-se: o seu time de líderes precisa ser capaz de adaptar, priorizar e inovar, sempre aproveitando as oportunidades do ambiente digital. Estamos em 2022. E se você atua com uma liderança que parou no passado, a probabilidade de enfrentar problemas logo ali na frente se torna muito maior.

Próximos passos na Cultura de Gestão?

As dicas estão destacadas, mas podemos ainda seguir adiante neste tema. Potencialize a sua gestão. Que tal? Clique aqui e fale com um especialista da equipe Lumit, empresa associada à Fundação Dom Cabral, referência mundial em desenvolvimento de executivos e organizações.

A Lumit é o seu one stop shop de gestão e governança. Desde consultorias e mentorias empresariais com metodologias ágeis e únicas, até os melhores programas de educação executiva do mundo, em parceria com a FDC.

Seja o melhor gestor para sua empresa! Aguardamos o seu contato.

Equipe Lumit.

JORNADA DO CRESCIMENTO

Encontre apoio e método para lidar com as dores do crescimento.

SOLUÇÕES CUSTOMIZADAS

Desafios únicos pedem soluções customizadas.

Veja também

Impaciência Empresarial

Nos últimos 18 anos que venho assessorando empresários(as) e empresas, tenho sido testemunha de um comportamento muito comum nos empreendedores: A IMPACIÊNCIA.  Implementar uma cultura e

Leia mais »