[Entrevista] Estratégia: boas práticas, exemplos e erros que devem ser evitados

Professor da FDC destaca dicas e inspirações no campo da estratégia. Como adotar as melhores práticas e quais erros evitar? Descubra tudo aqui.

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Boas estratégias contribuem para o crescimento e longevidade das empresas. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Por exemplo, o que é e como construir boas estratégias, além de como mantê-las bem atualizadas?

Pensando nisso, convidamos Henrique Michel, mestre em gestão contemporânea das organizações pela Fundação Dom Cabral, a FDC. Nesta conversa, selecionamos 5 exemplos práticos de estratégia para empresas, conceitos e dicas. Boa leitura.

Quem é Henrique Michel?

Começamos com uma apresentação do nosso entrevistado. Com especialização pela Harvard Business School e MBA Internacional pela OHIO University (EUA), Henrique atua como professor na FDC e como consultor, atendendo empresas de diversos segmentos.

Ao longo da carreira, liderou projetos de gestão e estratégia com empresas nacionais e multinacionais. Algumas das companhias junto às quais já atuou: IMV (França), Azul Linhas Aéreas (Brasil), Lapisa (México), Rede Globo (Brasil), Pfiser (EUA), AEB (Itália), V&M (Brasil) e Grupo Fiat (Brasil).

O que é estratégia para empresas?

Como a empresa pretende alcançar os objetivos almejados? A estratégia tem as respostas. Com o conceito exploring strategy, a ideia é dar uma direção de longo prazo para uma organização. Não somente um plano de curto prazo. Mas uma direção a longo prazo.

Para Henrique Michel “A Estratégia é a rota que a organização traça tendo como objetivo final alcançar suas metas. Sempre lembrando que estamos em constante atualização, com constantes mudanças. É como disse o poeta: quando achamos que temos todas as respostas, vem o mundo e muda todas as perguntas. Por isso a estratégia precisa estar viva e se mexendo”.

Qual a importância da atualização?

Lembre-se: estratégia não é “ter”, mas sim “fazer”. Deixou de ser um substantivo, algo pregado na parede. E virou um verbo, uma ação. Pintar a parede da empresa com os valores escritos? Não! Estratégia é uma competência da organização, um verbo em movimento

Em inglês, se popularizou o termo “strategizing” — algo como “estrategizar” em português. Henrique nos explica esse conceito: “A Estratégia é entendida como um verbo. Com formulação e implementação contínuos. Sempre reformulando. Você precisa reformular e revisitar todas as vezes que acontece um evento de magnitude estratégica“, detalhou. 

Neste aspecto, também vale conferir nosso artigo completo sobre gestor de mudanças na transformação da liderança.

Quais os bons exemplos de estratégia?

Vamos agora com os 5 exemplos práticos de estratégia para empresas. Aquela inspiração que você buscava para fazer diferente. O professor Henrique Michel destaca os seguintes pontos:

  1. Restaurantes na pandemia. Seu propósito com o restaurante é somente fornecer alimentação ou vai além? Jantares para estreitar relacionamentos, ambiente diferenciado, atendimento personalizado e toda uma experiência gastronômica. Nesse caso, a estratégia com a pandemia foi para uma transformação mais complexa e não simplesmente com o delivery. Foi preciso, por exemplo, oferecer kits gastronômicos para que os clientes pudessem vivenciar momentos de intimidade com a comida em casa. Estratégia na prática.
  2. Estratégia do pioneirismo. Você quer sair na frente. Você quer fazer como a Uber, que foi a primeira empresa a oferecer o serviço de transporte por aplicativo no mercado. Então você ataca com a ideia de inovar em primeira mão. Afinal, a tendência é o primeiro levar muita vantagem ao explorar esse universo novo.
  3. Companhias aéreas diferenciadas. Não é somente comercializar passagens aéreas. Aqui o “up selling” pode incluir um assento com mais conforto, uma mala adicional para a viagem, entre outros diferenciais. A estratégia da empresa é a de oferecer algo a mais. Mesmo que para isso ela precise aumentar seu custo operacional, por exemplo, ao incluir uma supervisão dos assentos com mais conforto durante o voo.
  4. Estratégia emergente. Aqui o exemplo está no home office. A sua empresa adotou por necessidade durante a pandemia — e aprovou. Portanto, com o pós-pandemia você adota novos padrões em função de um teste bem-sucedido. Não estava no seu planejamento estratégico, mas foi uma solução perfeita, algo que veio para ficar. 
  5. Estratégia da diversificação. Aqui podemos citar grandes redes de varejistas da área de alimentos. As marcas Extra e Assaí, por exemplo. Há a estratégia de atender determinado público em detrimento de outro. O atacarejo vem com volumes maiores? Então vamos desenhar a estratégia neste sentido. O caso da Ford também é um bom exemplo. A Ford não saiu do Brasil. Ela saiu do segmento de veículos econômicos e seguiu com uma estratégia para veículos de maior valor agregado.

Quais erros não devem ser cometidos?

Não estamos apontando erros de empresas. Simplesmente dando destaque para grandes falácias que acompanham o processo estratégico:

  • Predição: O futuro é incerto e imprevisível. Então não queira tentar adivinhar o futuro. Tenha mais foco na adaptabilidade e na flexibilidade.
  • Descolamento: Não tem jeito de separar a operação da estratégia. Vai fazer um retiro de estratégia? Então inclua a todos. Boa parte das grandes estratégias nascem de observações criativas da operação de uma empresa.
  • Formalização: A formalidade tende a inibir a criatividade, a flexibilidade e a intuição. Não precisa pintar o plano estratégico na parede. Você tem a tendência de se apaixonar pelo plano e de não ser flexível com adaptações.

Note que a estratégia conta com horizonte de longo prazo, mas também dinamismo para se adequar às mudanças da empresa e do ambiente. Portanto, é necessário contar com adaptabilidade, fazer observações criativas da operação e não se apaixonar pelo plano.

O nosso convite final é para que você conheça o PDG, nosso Programa de Desenvolvimento de Gestão. Com este programa, você faz uma imersão que vai desenvolver suas habilidades de gestão para construção e execução da estratégia na organização.

Equipe Lumit

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