
Além dos Limites: Desafios da Liderança em um Mundo Interconectado
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Professor da FDC destaca dicas e inspirações no campo da estratégia. Como adotar as melhores práticas e quais erros evitar? Descubra tudo aqui.
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Boas estratégias contribuem para o crescimento e longevidade das empresas. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Por exemplo, o que é e como construir boas estratégias, além de como mantê-las bem atualizadas?
Pensando nisso, convidamos Henrique Michel, mestre em gestão contemporânea das organizações pela Fundação Dom Cabral, a FDC. Nesta conversa, selecionamos 5 exemplos práticos de estratégia para empresas, conceitos e dicas. Boa leitura.
Quem é Henrique Michel?
Começamos com uma apresentação do nosso entrevistado. Com especialização pela Harvard Business School e MBA Internacional pela OHIO University (EUA), Henrique atua como professor na FDC e como consultor, atendendo empresas de diversos segmentos.
Ao longo da carreira, liderou projetos de gestão e estratégia com empresas nacionais e multinacionais. Algumas das companhias junto às quais já atuou: IMV (França), Azul Linhas Aéreas (Brasil), Lapisa (México), Rede Globo (Brasil), Pfiser (EUA), AEB (Itália), V&M (Brasil) e Grupo Fiat (Brasil).
O que é estratégia para empresas?
Como a empresa pretende alcançar os objetivos almejados? A estratégia tem as respostas. Com o conceito exploring strategy, a ideia é dar uma direção de longo prazo para uma organização. Não somente um plano de curto prazo. Mas uma direção a longo prazo.
Para Henrique Michel “A Estratégia é a rota que a organização traça tendo como objetivo final alcançar suas metas. Sempre lembrando que estamos em constante atualização, com constantes mudanças. É como disse o poeta: quando achamos que temos todas as respostas, vem o mundo e muda todas as perguntas. Por isso a estratégia precisa estar viva e se mexendo”.
Qual a importância da atualização?
Lembre-se: estratégia não é “ter”, mas sim “fazer”. Deixou de ser um substantivo, algo pregado na parede. E virou um verbo, uma ação. Pintar a parede da empresa com os valores escritos? Não! Estratégia é uma competência da organização, um verbo em movimento.
Em inglês, se popularizou o termo “strategizing” — algo como “estrategizar” em português. Henrique nos explica esse conceito: “A Estratégia é entendida como um verbo. Com formulação e implementação contínuos. Sempre reformulando. Você precisa reformular e revisitar todas as vezes que acontece um evento de magnitude estratégica“, detalhou.
Neste aspecto, também vale conferir nosso artigo completo sobre gestor de mudanças na transformação da liderança.
Quais os bons exemplos de estratégia?
Vamos agora com os 5 exemplos práticos de estratégia para empresas. Aquela inspiração que você buscava para fazer diferente. O professor Henrique Michel destaca os seguintes pontos:
Quais erros não devem ser cometidos?
Não estamos apontando erros de empresas. Simplesmente dando destaque para grandes falácias que acompanham o processo estratégico:
Note que a estratégia conta com horizonte de longo prazo, mas também dinamismo para se adequar às mudanças da empresa e do ambiente. Portanto, é necessário contar com adaptabilidade, fazer observações criativas da operação e não se apaixonar pelo plano.
O nosso convite final é para que você conheça o PDG, nosso Programa de Desenvolvimento de Gestão. Com este programa, você faz uma imersão que vai desenvolver suas habilidades de gestão para construção e execução da estratégia na organização.
Equipe Lumit
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