Competências do Futuro: Veja lista detalhada para se atualizar no mercado de trabalho

Quais são as habilidades do futuro? Apresentamos competências e diferenciais para o gestor atualizado em 2023. Dicas e informações para você sair na frente

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Estamos em 2023. E você, gestor e líder, como tem se atualizado para o melhor desenvolvimento da sua carreira? Sem dúvida alguma, você já ouviu falar sobre as Competências do Futuro. Pois saiba que neste artigo nós reunimos uma lista detalhada para você se aprofundar nesta evolução com as habilidades do futuro.

Mas quais são as competências mais procuradas no momento? Quais são as habilidades que preciso desenvolver para me tornar um líder completo dentro da minha empresa? Ou ainda: quero me tornar um gestor completo para chegar na frente no mercado de trabalho!

Cenário 2023

Vamos lá. Antes da lista completa, precisamos introduzir você ao atual cenário econômico brasileiro e mundial.

Em tempos de pandemias, guerras, crises políticas e tantas transformações, a expectativa dos economistas não é positiva para a retomada acelerada de empregos. A tendência, segundo eles, é de cenário desafiador e com oportunidades limitadas.   

De acordo com a pesquisa “Global Talent Trends 2022”, do LinkedIn, as contratações no mercado de trabalho no mundo estão em queda após altas históricas. E a tendência de desaceleração tende a permanecer em 2023.

Aqui você já leu que investir em conhecimento, hoje, fará a diferença no seu futuro. Mas quais são as Competências do Futuro, afinal?

Lista com as Competências do Futuro

  1. Mental: Muito se fala sobre saúde mental. Mas seria em qual sentido no mundo dos negócios? Aqui o principal é saber administrar as emoções. Capacidade de inteligência emocional para controlar as emoções e ter empatia pelas emoções dos outros. O líder com emoções à flor da pele pode descontrolar seu time. Cada passo dado precisa ser estrategicamente pensado. Você está inspirando o seu time a trabalhar da sua maneira. Está sempre tenso e estressado, por exemplo? A probabilidade de ter um time também tenso e estressado é muito grande. A mente sã fará a diferença no sentimento de pertencimento de todos os funcionários.
  1. Gerenciando: É preciso saber cuidar do tempo efetivo de trabalho. Não ter tempo para nada é um péssimo sinal. É preciso buscar a consciência da necessidade de gerar e gerir caixa de forma rigorosa para garantir a sobrevivência nos períodos de escassez. Sempre aberto a mudanças e transformações. Estou acostumado a trabalhar desta forma. Mas aceito a mudança e vou me adaptar com as tendências que estão chegando. Vou aprender e ser flexível para alcançarmos as nossas metas. Ah, mas nós trabalhamos dessa forma há 20 anos. Ok. Porém pode ser que a partir de agora nós tenhamos que mudar e desenvolver um novo modelo. As mudanças e transformações farão cada vez mais parte do nosso dia a dia.
  1. Crítico: Pensamento crítico é fundamental para a melhor tomada de decisões no trabalho. Principalmente para a tomada de decisões mais complexas. É preciso desenvolver as habilidades de gestão de negócios para dar suporte à implantação e execução estratégica da organização. Já ouviu falar em Flexibilidade Cognitiva? É a competência que une criatividade, raciocínio lógico e sensibilidade. “Permite que uma pessoa consiga responder ao que acontece em diferentes contextos ao alavancar seus conhecimentos anteriores”. Sem esse pensamento crítico e apurado, o líder não terá nenhum fator surpresa para alcançar os melhores resultados.
  1. Comunicador: Ter uma mensagem clara e direta. Saber ouvir. Parece simples, certo? Mas a Comunicação Efetiva é aquela que não permite ruídos. Você consegue passar a mensagem para o seu time. E, inspirados com a mensagem, eles conseguem alcançar os objetivos. O bom líder precisa desenvolver as habilidades de gestão de negócios para dar suporte à implantação e execução estratégica da organização. Inclusive com as habilidades da comunicação. “Você não viu o e-mail? Eu comuniquei a mudança por e-mail”. Mas será que a Comunicação Efetiva é só um simples e-mail realmente? É preciso mergulhar em estratégias de comunicação.
  1. Resiliente: Não pode abandonar um desafio mais complicado. É preciso persistir e ser um profissional resiliente. Desenvolver suas forças internas para se tornarem resilientes visando promover crescimento dos negócios inclusive no período de escassez. Quem é resiliente enfrenta. E alcança os resultados esperados. 

Reflexões sobre mais competências

Lembre-se também do pensamento fora da caixa. E que estimula a geração de novas ideias e visões. Não necessariamente precisa ser uma empresa de inovação ou tecnologia. Mas criatividade e inovação são importantes para todas as áreas. 

As organizações precisam ser resilientes, fortes, robustas e se adaptarem ao ambiente e precisam de líderes que dominem as Competências do Futuro. 

Quero chegar lá!

Está na hora de dominar as Competências do Futuro por completo. E muito além da nossa lista! Aqui deixamos um convite final para você: sobre o Programa de Desenvolvimento de Gestão da Fundação Dom Cabral, o PDG, uma das melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking de educação executiva do jornal Financial Times em 2022.

Trata-se de um programa atualizado e completo que vai transformar a sua carreira. Já ouviu falar em Liderança de Impacto, Líder como Gestor de Mudanças; como Gestor de Pessoas; na formação de sucessores; e mobilizando equipes para alto desempenho? Seja o melhor gestor que a sua empresa poderia ter! Aguardamos você.

Equipe Lumit.

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