Além dos Limites: Desafios da Liderança em um Mundo Interconectado

Além dos Limites: Desafios da Liderança em um Mundo Interconectado

Globalização, transformação digital e automação: viver em uma era que é baseada em conexões pode parecer um caminho de sucesso para quem está à frente da gestão de um negócio. Nunca antes vimos um contato tão facilitado e instantâneo com fornecedores, clientes e outros stakeholders, assim como a aceleração das possibilidades de automatização dos processos. Contudo, na prática estes avanços podem ser uma faca de dois gumes para a liderança C-Level, adicionando novos e mais complexos desafios em sua jornada. 

Navegar pelas águas deste oceano digital que envolve o mercado contemporâneo significa enfrentar marés de constantes transformações, dentre elas as incertezas geopolíticas, flutuações cambiais e instabilidades regulatórias, além de mudanças vertiginosas nas tendências do consumo de produtos e serviços. Além desses desafios externos, é importante ressaltar os obstáculos internos decorrentes deste contexto, envolvendo principalmente no que se trata de estabelecer uma cultura organizacional e gerir talentos. 

Todo esse conjunto de fatores podem gerar reflexos negativos em lideranças C-Level, como: 

  • Um novo tipo de solidão

A solidão naturalmente é uma experiência comum em gestores, especialmente para líderes em posições de alta responsabilidade, como já exploramos no artigo anterior sobre os desafios de um executivo C-Level

A pressão por tomadas de decisão e desenvolvimento de planos de ação assertivos e efetivos tem como fiel companheira a solidão de estar no topo, assumindo posição de observação imparcial e estratégica. E esta situação em um contexto interconectado pode intensificar ainda mais este sentimento de isolamento e desconexão. 

  1. A pressão por resultados além das fronteiras

Em um mundo interconectado, todo o jogo de concorrência, firmamento de parcerias e estabelecimento de boas relações com o mercado é ampliado a nível mundial, por isso a pressão por bons resultados é estendida a um padrão que pode beirar ao inalcançável. 

Se estamos lidando com uma visão a partir da qual os concorrentes podem surgir de qualquer lugar do mundo, por exemplo, estabelecer uma vantagem competitiva pode se tornar uma constante busca por inovar a qualquer custo. 

Os clientes também têm acesso a mais informações e opções do que nunca, o que significa que desenvolvem cada vez mais expectativas sobre o que irão receber. Acompanhar essas curvas cada vez mais difíceis de serem projetadas e manter a satisfação do público consumidor é outra consequência que afeta a linha de frente de uma gestão.

  1. A dificuldade de tomadas de decisão em um mundo complexo

Além disso, em um mundo interconectado, onde circulam diferentes opiniões, culturas e discussões, apenas tomar uma boa decisão não é suficiente. A multiplicidade de negócios no mercado gera a pressão por uma tomada de decisão que deve ser diferenciada e efetiva simultaneamente, gerando um grande impacto no público final. Por isso, os riscos são maiores e mais complexos, gerando cadeias de projeções que devem ser levadas em consideração, o que pode demandar um tempo de análise maior do que a liderança tem disponível em mãos. 

O x da questão

Em suma, as mudanças sociais e mercadológicas pautadas pelo contexto globalizado e digital que vivemos atualmente impulsionam armadilhas que colocam em questão, muitas vezes, a longevidade de negócios de todos os portes. 

Por isso, antes de tudo, o primeiro passo para que as lideranças possam vencer este caminho com obstáculos é também o mais importante: executivos C-Level precisam se unir e se reunir. Agindo em comunidade, além de construírem uma rede de apoio valiosa, podem superar o senso de solidão conectando-se com colegas e mentores que compartilham de suas experiências e desafios. Essa rede pode, sobretudo, fornecer suporte e insights preciosos ao longo da jornada de liderança.

Além disso, afiar a visão estratégica e de oportunidade se mostra imprescindível para acompanhar todas as oscilações econômicas, sociais e subjetivas do mundo interconectado, permitindo-lhes navegar com confiança pelos desafios complexos do mundo empresarial moderno.

Foi considerando tudo isso que a Lumit desenvolveu a Jornada C-Level, que desenvolve uma jornada de desenvolvimento para lideranças com recursos e ferramentas para fortalecer sua visão estratégica, proporcionando momentos de troca agregadores entre os líderes.  

Se você acha que essa trilha é para você, te convidamos a embarcar nesta missão conosco. Ao fazer sua pré-reserva na Jornada C-Level da Fundação Dom Cabral, você estará se comprometendo a enfrentar os desafios da liderança em um mundo interconectado com coragem, determinação e uma visão estratégica afiada. 

Junte-se a nós nesta jornada e prepare-se para ir além dos limites em sua jornada de liderança empresarial.

PAEX – PARCEIROS PARA A EXCELÊNCIA

Implemente um modelo de gestão profissional em sua organização.

EXECUTIVE MBA

Estude com os melhores e então, seja um deles.

Veja também